Energia Eólica

A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis é renovável, porém intermitente ou descontínua e algumas regiões são mais propícias para sua instalação e geração da energia elétrica. Trata-se de uma energia limpa e não poluente e requer pequenas áreas. O impacto ambiental é menor que o de outras fontes de energia.

O aerogerador é um equipamento que aproveita a energia dos ventos, um tipo particular de energia solar e a converte em energia elétrica.

O Brasil tem uma capacidade instalada atual de 12.763 GW distribuídos por 458 parques eólicos, o equivalente a 8,4% da potência energética instalada no país e ocupa a 8ª posição no ranking mundial em 2017.

A tecnologia de instalação da geração eólica pode ser on-shore (em terra) ou off-shore (marítima). Na tecnologia off-shore o custo de instalação é mais elevado quando comparado com instalações on-shore, contudo na off-shore o potencial de geração é maior. Por este motivo a tecnologia off-shore é utilizada em países com pequena extensão territorial ou com pouco espaço disponível para as instalações em terra.

O sistema de geração de energia elétrica pode ser on-grid (interligado à rede) ou off-grid (isolado da rede). No sistema on-grid a geração de energia é interligada à rede elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) o qual é mais utilizado comercialmente. Já no sistema off-grid a geração é isolada da rede convencional trabalhando de forma autônoma, aplicado em regiões rurais ou marítimas afastadas em que não é viável transpor linhas de transmissão.

A produção de energia elétrica através de energia eólica tem várias vantagens das quais podemos ressaltar as principais. É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.

Os parques eólicos (ou fazendas eólicas) são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária, já que os atuais aerogeradores têm dezenas de metros de altura.

O grande potencial eólico no mundo, aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala, torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo.

A L2 Engenharia, parceira da C3N Energia dispõe de uma equipe de profissionais e de engenheiros preparados para estruturar projetos elétricos que explorem o aproveitamento desta fonte renovável de energia.